Sabonete Solidário

5,00 €
Em stock
Entrega em 1 a 2 dias úteis.

Sabonete Solidário a enviar para o campo de refugiados de Pikpa, na ilha grega de Lesbos, ao cuidado da Organização Não Governamental Lesvos Solidarity

O Sabonete Solidário é o resultado de uma parceria entre a Terra Batida a a ONG Lesvos Solidarity. No momento actual, em que as condições de higiene são mais importantes do que nunca, decidimos fazer aquilo que está ao nosso alcance para ajudar outras pessoas em situação menos favorável do que nós e com dificuldade de acesso a bens de primeira necessidade. 

Assim, convidamos os nossos clientes que se identifiquem com esta iniciativa a comprar um Sabonete Solidário, que nós enviaremos e que a ONG Lesvos Solidarity distribuirá entre os seus beneficiários.

Ao escolher comprar um Sabonete Solidário, está a concordar que este não será entregue em sua casa, mas sim enviado para o campo de refugiados de Pikpa, na Grécia.

Abaixo, nos detalhes, podem encontrar mais informação sobre o sabonete, bem como um conjunto de perguntas e respostas. Se mesmo assim tiverem alguma questão, podem contactar-nos para info@terrabatida.pt.

 

Porquê o Sabonete Solidário?

No início da pandemia do Coronavírus, por coincidência, recebemos um email da Amnistia Internacional onde apelavam ao apoio a uma campanha dirigida aos campos de refugiados da Grécia e, entre as dificuldades relatadas, contavam sobre a escassez de bens de higiene, como o sabonete, nos campos de refugiados. Num momento em que a higiene é tão fundamental, na medida em que é uma das armas de combate à disseminação do coronavírus, e em que a maioria de nós dá como adquirida a existência de meios para higienizar as mãos, a verdade é que há muitas pessoas que não têm acesso aos mesmos meios básicos de limpeza, higiene e saúde.

Na certeza de que não podemos fazer tudo por aquelas pessoas, ficámos a pensar sobre o que estaria ao nosso alcance fazer. Através da Amnistia Internacional, entramos em contacto com a ONG Lesvos Solidarity, uma organização local que gere o campo de refugiados de Pikpa, na ilha de Lesbos, Grécia, e perguntamos sobre a receptividade para receberem donativos em géneros. Responderam com muito entusiasmo e com profundo agradecimento. Claro que seria sempre possível fazermos donativos em nome individual ou da empresa. Mas achamos que, tendo um conjunto de clientes, seguidores e amigos, poderíamos conseguir, colectivamente, resultados mais significativos. Daí a criação do Sabonete Solidário na nossa loja.

 

Como vai funcionar?

De cada vez que um cliente adicionar ao seu carrinho um “Sabonete Solidário”, está a concordar que não o receberá em sua casa; em vez disso, esse sabonete será colocado numa encomenda com destino à Grécia, ao cuidado da ONG Lesvos Solidarity, juntamente com todos os sabonetes solidários que tiverem sido vendidos nos dias/semanas anteriores. A periodicidade de envio estará dependente do volume vendas do “Sabonete Solidário”. Sempre que enviarmos uma encomenda de sabonetes, os seus compradores serão notificados de que o seu contributo está a caminho do destinatário.

 

Que sabonetes vamos enviar?

Na Terra Batida, temos à disposição sabonetes de várias marcas. O sabonete a enviar poderá ser de qualquer uma dessas marcas, dependendo da disponibilidade de stock, desde que a embalagem seja completamente em papel, de forma a não criar problemas com o descarte da embalagem no momento da utilização do sabonete. Assim, nas nossas encomendas de sabonetes para o campo de refugiados de Pikpa, poderão seguir sabonetes das seguintes marcas: Água Mole, Olivae e Pepe Aromas.

 

Como faço se quiser adquirir apenas um sabonete e mais nada? A loja não me vai cobrar portes?

Quem quiser adquirir apenas um “Sabonete Solidário”, basta concluir a compra seleccionando a opção de entrega sem portes, ou seja, o levantamento gratuito em Évora. Naturalmente, o sabonete não será deixado no ponto de recolha, mas sim adicionado à encomenda de sabonetes.

 

Se não quiser comprar sabonetes mas quiser dar um contributo para o projecto Lesvos Solidarity?

Quem quiser apoiar o projecto mas não se identificar com a ideia de enviar sabonetes, pode ir à página do Lesvos Solidarity, saber mais sobre o trabalho destas pessoas, sobre o campo de refugiados e contribuir de outras formas que estejam disponíveis na página.

 

O que é a Lesvos Solidarity?

Em 2012, em plena crise económica, foi criada a rede comunitária de solidariedade "The Village of Altogether",  como forma de ajudar as populações locais da ilha de Lesbos, na Grécia, a lidar com os efeitos da crise. Nessa altura, começaram a chegar à ilha refugiados, que foram acolhidos por esta organização e pelos locais. Surge então o campo de refugiados de Pikpa, a funcionar num antigo campo de férias para crianças que estava abandonado e que foi cedido pela autarquia. Ao contrário de alguns outros campos de refugiados, este não é um campo de detenção, não tem muros e as pessoas que nele habitam estão bastante próximas dos locais, participando também nas actividades diárias e de gestão do campo. Foi inclusivamente o primeiro campo de refugiados aberto a existir na Grécia. Esta organização tornou-se oficialmente uma ONG em 2016 e, no mesmo ano, um dos seus membros chave recebeu, em conjunto com voluntários da Hellenic Rescue Team, o Nansen Refugee Award da UNHCR, a organização das Naçoes Unidas para os Refugiados.

Os destinatários do "Sabonete Solidário" são todos os beneficiários da ONG Lesvos Solidarity.

 

Porque é que o “Sabonete Solidário” não é mais barato do que os outros sabonetes à venda na Terra Batida?

Como já foi referido, enviaremos sabonetes de 3 marcas que temos na loja. Uma vez que os preços desses sabonetes são diferentes, procurámos encontrar um preço médio que cubra as despesas que temos com cada venda e com os envios. No caso do Sabonete Solidário, apenas cobramos o essencial para pagar os sabonetes aos nossos fornecedores, para cobrir as despesas de processamento da encomenda, embalagem e envio. Assim que tivermos encomendas suficientes para cobrir as despesas, faremos um envio. Ou seja, o preço estabelecido é aquele que necessário para que esta iniciativa seja sustentável.

 

Mais informação
CritérioCruelty Free, Feito à Mão, Local, No Animal Testing, Orgânico, Sem Plástico, Desperdício Zero, Fairtrade
FunçãoSabonete
Escreva a sua própria avaliação
Está a avaliar:Sabonete Solidário