Fornecedores e Marcas

A Abeego gosta de dizer que começa onde as cascas terminam. Os seus wraps para comida protegem os alimentos do ar e da humidade, enquanto permitem a sua respiração, exactamente como faz a casca de um limão, a pele de abacate ou a casca de um queijo. É a forma perfeita de preservar fresca a comida. Os wraps são feitos de forma responsável na pequena fábrica da Abeego no Canadá, utilzando tecido de algodão e cânhamo e uma mistura de óleos vegetais orgânicos e cera de abelhas.

 

A Água Mole é um dos fornecedores que cumprem mais requisitos daqueles que consideramos mesmo importantes para um consumo responsável e informado. É uma produção local de cosméticos artesanais, feitos com ingredientes locais de alta qualidade e embalados com o mínimo de embalagem possível. Desta marca temos sabonetes artesanais, champôs sólidos, barras de duche, desodorizantes sólidos, ambientadores e velas perfumadas. O aroma é irresistível e transporta-nos imediatamente para o Alentejo, onde nasceu e floresce a Água Mole. 

 

A Amazinc! É uma marca de produtos cosméticos de protecção solar e pós solar. Nasceu da vontade de dois licenciados em farmácia que queriam produzir um protector solar sem nano-partículas e apenas com ingredientes naturais que não fossem prejudiciais à saúde nem aos oceanos, particularmente aos recifes de coral. Após alguma investigação, encontraram uma fórmula a que chamaram Escudo Mineral, à base de minerais protectores e ingredientes hidratantes. Para além do cuidado com o conteúdo, os produtos Amazinc! nunca são embalados em plástico, mas sim cartão e latas de alumínio.

 

A Slice of Green é uma marca de produtos reutilizáveis que se foca na produção de artigos em inox. O inox é um material altamente durável, o que significa que a compra destes artigos é um bom investimento, porque é para a vida. Os artigos são todos produzidos na Índia, em fábricas eticamente responsáveis. Desde palhinhas, a copos e marmitas,gostamos de todos os artigos desta marca e gostamos muito de a ter na nossa loja.

 

A Babu é uma marca portuguesa de escovas de dentes de bambu. Nasceu da convicção de que está ao alcance de todos nós fazer a diferença e tomar opções responsáveis e sustentáveis, mesmo nos mais rotineiros e pequenos gestos do dia a dia. Hoje em dia, a Babu comercializa, par além das escovas de dentes, cotonetes de bambu e algodão, totalmente biodegradáveis, bem como palhinhas reutilizáveis de bambu. Os fabrico dos produtos tem lugar na Ásia, região onde abunda a espécie de bambu utilizada, o moso bambu, e a Babu garante que os fabricantes proporcionam aos seus trabalhadores condições adequadas de trabalho e que também dispõem de certificações internacionais de qualidade e segurança. Nas suas próprias palavras, "cada vez que escolhe utilizar uma Babu, não está só a lavar os dentes, está a fazer parte de uma forte mudança silenciosa cuja dimensão do seu impacto depende de todos nós, todos os dias, com um simples escovar de dentes".

 

A Bambu é uma marca americana que nasceu em 2003 da vontade dos seus fundadores em contribuir para a diminuição da excessiva dependência de plástico. Assim, todos os seus produtos são feitos em matérias primas da natureza (bambu, cortiça, algodão), bem como as suas embalagens de papel. Os artigos são produzidos na Ásia e a sua produção é acompanhada de perto de forma a garantir as melhores práticas e a mais elevada qualidade, uma vez que um dos objectivos é produzir artigos de grande durabilidade, ou seja, coisas que vão ficar connosco durante anos. Neste momento, podem encontrar na Terra Batida os talheres de bambu desta marca.

 

Um dos valores que orientam a Terra Batida é o de comprar local. Foi essa vontade que nos levou a redescobrir a cestaria do Algarve. No nosso catálogo, contamos com vários produtos feitos à mão em Loulé, utilizando as técnicas ancestrais de cestaria tradicional em objectos actuais e muito amigos do ambiente. Ao comprar estes artigos, estamos a apoiar a divulgação das tradições do nosso país, a comprar local e a contribuir para a existência de postos de trabalho locais e dedicados a trabalho artesanal. Estes são valores nossos que acreditamos que muitos partilham. Por isso, deixe-se inspirar e, seja para um piquenique ou para o dia-a-dia, encontre o seu cesto-metade.

 

A Ecoconut é uma empresa que produz escovas de limpeza 100% isentas de plásticos e tóxicos, ou seja, apenas com produtos naturais e sustentáveis. A fibra de côco é um subproduto da produção de côco e é considerada sustentável porque várias colheitas de côco podem acontecer na mesma árvore ao longo dos anos. A madeira utilizada vem de árvores da borracha que são cultivadas em florestas controladas, com certificado FSC (Forest Stewardship Council) e replantadas no final do seu ciclo de vida. A Ecoconut nasceu na Autrália e produz as suas escovas no Sri Lanka, numa fábrica centenária e que tem conquistado reconhecimento internacional e prémios pelas suas práticas ambientais, condições justas de trabalho e responsabilidade social. Achamos que os artigos da Ecoconut são perfeitos para substituir as escovas e esfregões convencionais e não podíamos deixar de ter esta solução na Terra Batida.

 

A Ecolunchbox foi fundada por uma mulher da Califórnia, interessada em que os seus filhos levassem o almoço para a escola de forma mais saudável e responsável do ponto de vista ambiental. Criou as caixas em aço inoxidável e hoje a marca tem um catálogo cheio de opções de tamanho, cores e formatos prontos a ser usados no dia a dia, nas mais variadas formas: levar o lanche para a escola, o almoço para o trabalho, ir buscar comida ao restaurante, levar os petiscos de um piquenique. A marca vende para todo o mundo os seus produtos que são feitos responsavelmetne na China, na Índia e nos Estados Unidos. Isto significa que a Ecolunchbox se preocupa em monitorizar e seguir de perto as fábricas com que trabalha de modo a certificar-se que matêm elevados níveis de qualidade e condições de trabalho. A TERRA BATIDA identifica-se com este espírito de fabrico responsável e compromisso com as pessoas e o planeta. Por isso adoramos estas caixinhas.

 

O máximo de qualidade com o mínimo de impacto é promessa da Georganics. O que tem como resultado uma gama de produtos de higiene oral completamente naturais, embalados com vista ao desperdício zero e fabricados de forma transparente. A busca por produtos isentos de qualquer componente sintético, prova de que a natureza nos dá tudo aquilo de que precisamos para cuidar bem dos nossos dentes, levou a que uma pequena empresa que vendia apenas nos mercados de produtores de Londres crescesse e se tornasse naquilo que a Georganics é hoje: uma marca de confiança que vende os seus produtos para toda a Europa. O mundo está a mudar, a tornar-se mais consciente, e nós queremos mudar com ele. Por isso estamos muito contentes por ter a Georganics na Terra Batida.

 

"Um mundo de plástico deu origem a uma cultura descartável". Em 2008, em protesto contra a ameaça crescente do plástico descartável, nascia a Joco, criadora de recipientes para bebida eco inovadores e com foco na qualidade da experiência. Na Joco, acreditaram que era possível saborear as coisas boas da vida sem prescindir do sabor, de um design inteligente e do meio ambiente. Decidiram então criar copos reutilizáveis bonitos, a pensar no futuro e que despertassem a atenção. Dizem que os seus copos, com tantos objectivos em mente, são excelente e esforçados trabalhadores. Os quatro lemas da Joco são: eco-inovação (criar produtos que sejam a melhor escolha para as pessoas e para o planeta); desenho para a vida (utilização de materiais da mais alta qualidade, saudáveis e de longa duração); design cuidado (desenvolver e produzir produtos de bom gosto que sejam ao mesmo tempo a melhor solução para acabar com o descartável); e foco na qualidade da experiência (os conhecimentos ao serviço da melhor experiência possível para o ritual diário de beber café). Na TERRA BATIDA subscrevemos por inteiro tanto o protesto como a solução encontrada pela Joco e estamos muito felizes por trazer esta marca para Portugal.

 

A Klean Kanteen descreve-se como uma empresa familiar com uma missão. Lançaram a primeira garrafa reutilizável em aço inoxidável em 2004 como forma de contribuir para a diminuição do uso de garrafas descartáveis. Actualmente com um catálogo que vai para além das garrafas de água, continuam a produzir artigos de altíssima qualidade, tendo sempre em mente a luta contra o descartável. Sediada na Califórnia, a Klean Kanteen estende hoje o significado de família à sua comunidade local, funcionários, distribuidores e clientes. Fortalecem diariamente a ligação à comunidade através da doação frequente artigos a organizações locais para angariação de fundos, colocando gratuitamente estações de água filtrada em eventos da comunidade e participando em eventos locais de consciencialização ambiental. Têm o selo B Corporation (o que significa que são uma empresa que atinge elevados padrões de transparência social, ambiental, de desempenho e responsabilização) e também da 1% For The Planet, uma organização que recolhe fundos para preservação e reabilitação de habitats selvagens. A TERRA BATIDA adora quando o sentido de comunidade anima as empresas e por isso não podíamos estar mais contentes por ter a Klean Kanteen na nossa loja.

 

Com o design e a sustentabilidade em mente, a Life In a Bag dá a todos a possibilidade de trazer a natureza para dentro de casa, mesmo durante o inverno. E que melhor maneira de querer cuidar da natureza, senão tê-la por perto? Minimalistas, orgânicos e naturais: assim são os produtos desta empresa portuguesa com sede em Famalicão, ao que nós acrescentamos coloridos e muito aromáticos. A Life In a Bag diz que oferecer uma planta é oferecer Vida. A Terra Batida concorda e subscreve os valores de ecologia, sustentabilidade e proximidade com a natureza e é por isso que adoramos ter estas plantas na nossa loja.

 

A Mind The Trash é a primeira loja desperdício zero que foi criada em Portugal. Abriu há pouco mais de dois anos, pelas mãos da Catarina e do Christian, depois de começar como uma página de instagram com dicas de sustentabilidade para o dia a dia. Hoje, para além dos artigos que revende e outros de que é representante em Portugal, a Mind The Trash produz os seus próprios produtos que reflectem na perfeição a filosofia da marca: consumo responsável, local, com matérias primas de qualidade e com o mínimo de desperdício. Na Terra Batida identificamo-nos muito com a Mind The Trash e partilhamos inteiramente a ideia de que somos parceiros e não concorrentes.

 

A Olivae surgiu das mãos de Elza Neto (bióloga) e Carla Janeiro (engª zootécnica), e da sua vontade de contribuir para a valorização dos recursos locais de qualidade existentes em Portugal, e especialmente do Alentejo. O projecto nasceu da vontade de aproveitar as propriedades da folha da oliveira e, apesar de o objectivo inicial ter sido adaptado às aprendizagens entretanto feitas, a Olivae produz hoje os seus sabonetes privilegiando os produtos autóctones contribuindo assim para a valorização dos recursos naturais e de economias locais. Do mais fino azeite virgem, leite de cabra da raça serpentina, cera de abelha e óleos essenciais biológicos, nascem sabonetes naturais de elevada qualidade, que asseguram uma profunda limpeza e hidratação da pele. Sendo a Terra Batida uma empresa do Alentejo, não podíamos deixar de ter este pedaço de sabedoria e riqueza local na nossa loja.

 

Rokai é a marca de um protector solar feito no Reino Unido apenas com produtos naturais e completamente isento de tóxicos. Nasceu com uma mãe que queria encontrar uma alternativa aos protectores solares convencionais, uma vez que estes contêm nanopartículas e uma imensa lista de ingredientes, muitos deles sintéticos, potencialmente prejudiciais à saúde e também com efeitos na vida marinha, sobretudo nos frágeis recifes de coral. Acabou por criar um protector solar em creme com apenas 4 ingredientes: manteiga de karité, óleo de côco, cera de abelhas e óxido de zinco (um mineral conhecido pelas suas propriedades protectoras da pele). A embalagem em lata de alumínio é a cereja no topo do bolo. 

 

A Suntribe é uma empresa sueca que nasceu do gosto de 3 amigos pelas actividades ao ar livre e pela vontade de produzir protectores solares saudáveis para as pessoas e para o planeta. Hoje, a Suntribe dispõe, para além da gama de protectores solares, também manteigas corporais hidratantes e pós solares, produzidas com os mesmos critérios: apenas produtos naturais, 0% de tóxicos, 0% de químicos sintéticos, não testados em animais, veganos e seguros para os recifes de coral. Ou seja, tudo o que há de melhor. E embalados também sem plástico, claro! 

 

A Tomelo é uma empresa de Trás-os-Montes que tem como principal objectivo a valorização da região transmontana e dos seus patrimónios humano, natural e genético. Pretende também gerar emprego sustentável, como forma de combater a desertificação da região, e criar valor utilizando matérias-primas autóctones, actualmente não valorizadas. Tendo como valores a sustentabilidade ambiental, conservação da natureza, comércio justo, bem-estar animal e desenvolvimento humano sustentável, a Tomelo produz cosméticos com leite de burra da única raça autóctone asinina Portuguesa, actualmente ameaçada de extinção, bem como artigos de madeira cuja matéria prima provém das podas e limpezas de matas que são feitas para prevenir fogos florestais. Tudo boas razões, achamos nós, para ter a Tomelo na loja da TERRA BATIDA.

 

A Urtekräm começou em 1972 na Dinamarca, numa altura em que o sentido de comunidade e consciência ambiental estavam a surgir. Hoje, a Urtekräm é o maior revendedor de produtos orgânicos da Escandinávia, bem diferente da pequena loja de ervas que começou no centro de Copenhaga. Diferente em dimensão, mas não em valores: inovação, compromisso e paixão por fazer bem ao ambiente, através da criação de produtos orgânicos e da sua divulgação. A Urtekräm é verde em todas as suas facetas, desde os produtos que cria, às embalagens em que os coloca (feitas em parte com açúcar de cana), às energias utilizadas na produção. Na TERRA BATIDA comercializamos os produtos de cuidados para o corpo da Urtekräm, produzidos com a consciência de que o nosso corpo absorve tudo aquilo com que o tratamos e por isso é tão importante que sejam produtos puros e naturais. Assim, todos os produtos da Urtekräm são: orgânicos (apenas um é excepção, consultar a nossa lista de produtos para mais informações); isentos de parabenos e conservantes sintéticos susceptíveis de prejudicar o sistema endócrino; feitos com ingredientes de origem vegetal; isentos de ingredientes petroquímicos; e não testados em animais.

 

Veganos, isentos de soja e feitos com algodão certificado GOTS. É uma descrição curta mas que explica na perfeitção os Vegan Food Wraps. A missão era ajudar a reduzir o consumo de plásticos, oferecendo uma alternativa à película aderente. Estes wraps, perfeitos para guardar fruta ou restos de comida, são para além disso também isentos de qualquer produto animal. Para impermeabilização do algodão, utilizam uma combinação de óleos vegetais, dos quais escolheram excluir a soja, conseguindo assim um produto de qualidade impecável, embalado em cartão reciclado e que realiza na perfeição a tarefa a que se propõe: manter a comida no seu máximo de frescura enquanto se cuida do planeta ao mesmo tempo. Adoramos!

 

Os artigos em segunda mão da Terra Batida são cuidadosamente seleccionados por nós em incursões por sótãos, casas velhas e armazéns e cuidadosamente preparados para levarem a sua história para onde quer que vão. Escolhemos artigos que nos parecem especiais e cheios de significado mas sobretudo artigos que vão decorar a sua casa com muito estilo e pegada zero, porque são heranças do passado. Para chegarem até si, tiveram apenas impacto positivo, ao empregar as mãos que cuidaram deles. Nesta categoria, poderá encontrar produtos acabados antigos que são hoje objectos de decoração, os quais muitas vezes reinterpretamos, ou artigos fabricados artesanalmente hoje em dia, utilizando matérias primas antigas, por exemplo reutilização de madeiras, cortiça, arame ou outros, e sempre amigas do ambiente. Reutilizar ajuda-nos a reduzir. E é isso que queremos.