#34 Reduz a lista de compras no regresso às aulas

#34 Reduz a lista de compras no regresso às aulas

A lista de material escolar é um favorito de muita gente, talvez porque recorde os tempos de escola e os recomeços. O material a estrear e cheirar a novo foi sempre, pelo menos para mim, uma das coisas preferidas do regresso às aulas. Mas comprar todos os anos todo o material da lista pode não ser a coisa mais sustentável a fazer neste regresso às aulas. Por outro lado, reutilizar as coisas que já se tem em casa será certamente uma forma de poupar o ambiente e também dinheiro.

Este post, a ideia #34 da nossa rubrica "52 ideias para fazer menos lixo", traz um ficheiro com a lista de “compras” para este regresso às aulas, onde é possível marcar o que já se tem, o que é preciso comprar e o que se pode optar por ter numa versão reutilizável.

 

LÁPIS DE COR/MARCADORES

Uma das formas de ter sempre lápis de cor e marcadores à mão é arranjar uma caixa onde guardar os restos de conjuntos de lápis/marcadores, ou seja, sempre que é necessário comprar um conjunto novo, porque várias cores já se gastaram, guardar os que restam numa caixa para ir utilizando em casa. Eventualmente, haverá na caixa lápis e marcadores de todas as cores ou, pelo menos, será um bom recurso para ir buscar sobresselentes para completar o estojo.

 

BORRACHA/LÁPIS/ESFEROGRÁFICA/AFIA

Estes artigos, que necessariamente têm de ser renovados volta e meia, existem à venda à unidade, mas por norma não é assim nas grandes superfícies. Nos supermercados é comum os artigos de escola, por mais pequenos que sejam, ou mesmo se for apenas um, vir embalado em plástico ou plástico e papel. É o tipo de embalagem perfeitamente dispensável, já que podemos encontrar os mesmos artigos à unidade na papelaria local, sem caixa nem invólucro de celofane. E ainda ajudamos os pequenos comerciantes!

 

TESOURA/COMPASSO/TRANSFERIDOR/ESQUADRO

Aqui o ideal é comprar de qualidade e, se possível, em materiais mais sustentáveis. Como são materiais que podem ser utilizados durante muito tempo, mais vale comprar de boa qualidade para que durem o máximo de tempo possível.

 

MOCHILA

A mochila pode ser um artigo que vai acompanhar as crianças durante muito tempo. Para isso, convém que seja de boa qualidade. E depois, claro, é sempre possível levar a um profissional para fazer pequenas reparações: aquela alça de descoseu, o fecho que encravou, etc. Fica sempre mais económico do que ir comprar uma nova.

 

COLA

Hoje em dia é relativamente fácil encontrar cola com alguma indicação sobre a sustentabilidade dos ingredientes. Será melhor optar por colas que indiquem que não contêm ingredientes tóxicos, que são à base de água ou de produtos naturais e com a embalagem mais sustentável possível. 

 

Como lidar com os pedidos por coisas novas (apesar de as que temos ainda estarem boas)?

Um dos grandes desafios para os pais que procuram ter hábitos mais sustentáveis pode ser lidar com os pedidos por uma mochila nova, um estojo para cada ano, uma garrafa de outra cor, com os novos super heróis preferidos, igual à dos colegas ou como os colegas que todos os anos têm mochila/garrafa/lancheira nova. Estes momentos podem ser uma boa oportunidade para conversar sobre sustentabilidade, o valor das coisas, o trabalho de quem fabrica mochilas/lancheiras/garrafas/etc, de quem as repara, o cuidado que devemos ter com as coisas, como poupamos dinheiro ao reutilizar aquilo que já temos e como os pais e os avós também faziam assim.

 

Como não perder o gosto pelo material “novo”?

Lá porque se reutiliza material, isso não quer dizer que não possa haver um ritual especial à volta da preparação do material escolar. Procurar pela casa, esvaziar e lavar a mochila do ano anterior, actualizar as etiquetas de identificação, limpar os materiais, decorar a mochila ou a lancheira com desenhos/transfers/flores de crochet/pendentes e, finalmente, ir à loja comprar aquilo que é mesmo (mesmo, mesmo) necessário comprar. Este cuidado com as coisas que se tem é fundamental para quem cresce numa família que quer ser mais sustentável.

 

Como utilizar uma lista é sempre uma boa forma de comprar apenas aquilo de que precisamos mesmo, fizemos uma para ajudar nesta etapa de organizar o material escolar para o novo ano. A lista dá para descarregar e imprimir, mas também pode ser copiada no verso em branco de uma folha já usada, cada família saberá como funciona melhor para si.

E bom regresso as aulas!

***

Este artigo faz parte do desafio "52 ideias para fazer menos lixo/desperdiçar menos/mudar o mundo", que é isso mesmo, um desafio. E como este desafio há muitos. Não pretendemos estar a inventar nada, mas também não estamos a copiar ninguém. As ideias aqui sugeridas, e a sua apresentação em 52 semanas, pretendem, isso sim, ser apresentadas como algo acessível e passível de ser feito facilmente por todas as pessoas. Isto porque acreditamos que os caminhos longos, como este de ter uma vida mais sustentável, são mais difíceis de iniciar. Mas, como todos os caminhos, fazem-se com um passo de cada vez.

Produtos Relacionados