#33 Usar (sempre o mesmo) copo de café

#33 Usar (sempre o mesmo) copo de café

Este post vai para todos aqueles que tomam café todos os dias em copos de papel ou plástico. Ainda que existam opções reutilizáveis há já algum tempo, a verdade é que actualmente, por força de uma pandemia que se instalou nas nossas vidas não sabemos bem até quando, os descartáveis ganharam nova força e nunca é demais reforçar no sentido contrário. E se há artigos em que os descartáveis são mesmo essenciais, há outros em que nem por isso. E, vamos lá!, a alternativa sustentável é bem mais bonita.

 

Se uma pessoa utilizar um copo descartável de café por dia, isso significa 365 copos por ano. Ou seja, 365 unidades de qualquer coisa que foi produzida, embalada, transportada apenas para uma única utilização. Porque é isso que o descartável acaba por ser: lixo em potência. Alterar este hábito pode ser estranho mas apenas nas primeiras vezes; depois, como em quase tudo, adopta-se a mudança, deixa-se de reparar nos olhares alheios e, quem sabe, às tantas também já estamos a influenciar alguém a mudar (mesmo que não, a própria mudança já vale muito a pena!).

 

Como sempre recomendamos, antes de comprar novo é melhor ver por casa se há algum objecto que possa servir o nosso objectivo: levar o café enquanto vamos na rua, levar do café para o trabalho ou da máquina de café para a secretária. Se decidirem comprar novo, os copos Joco que temos na Terra Batida têm estas vantagens:

  • são de vidro de borossilicato; para quem não sabe, é o mesmo que dizer “vidro que pode ir ao forno”, o que significa que é resistente a altas temperaturas e altamente resistente ao choque
  • tem uma manga de silicone para que se possa pegar e transportar mesmo quando tem lá dentro bebidas quentes
  • são côncavos na tampa, para melhor conforto do nariz
  • podem ir à máquina d lavar loiça e ao micro-ondas
  • vêm numa caixa de papel
  • são totalmente isento de plásticos
  • são desenhados para durar uma vida
  • são lindos de morrer!

 

Para transporte de bebidas que queremos manter quentes/ou frias, há a opção de investir num copo térmico. Aqui, recomendamos os da Klean Kanteen, feitos de forma responsável e ideias para transportar, uma vez que não derramam.

 

Já conhecem? Como transportam o vosso café?

Produtos Relacionados