#31 Um protector solar bom para a saúde e para os oceanos

#31 Um protector solar bom para a saúde e para os oceanos

Escolher um protector solar é uma decisão que tem implicações na saúde, tanto imediatas como mais prolongadas no tempo. Imediatas são aquelas que têm que ver com a protecção da pele no momento da exposição solar. Prolongadas são as que se mantêm mesmo depois da utilização. E aqui estamos a falar tanto de saúde como de ambiente. A maioria dos protectores solares à venda em supermercados e mesmo farmácias contém uma lista de ingredientes impronunciáveis e alguns potencialmente não completamente seguros para a saúde, ainda que em muito pequena quantidade. Esses ingredientes são também prejudiciais aos oceanos, onde deixamos resíduos quando vamos ao mar. As consequências mais reportadas são o branqueamento dos recifes de coral, espécies marinhas muito frágeis e muito vulneráveis aos componentes dos protectores solares.

Desde o início da Terra Batida que procuramos trazer aos nossos clientes protectores solares que sejam seguros tanto para a saúde como para o ambiente e, esta semana, no nosso desafio de 52 semanas para mudar o mundo, é este que deixamos: escolher um protector solar sustentável.

 

Então, afinal, o que é e o que não é o SOL DE IBIZA, o protector solar que escolhemos este ano para ter na nossa loja?

Sol de Ibiza é um protector solar em creme que vem numa lata de alumínio com rótulo em papel. É muito fácil de espalhar na pele e não deixa marcas brancas. Quanto aos ingredientes, é tão importante saber o que contém como o que não contém. Aqui ficam todas as informações.

O que contém:

  • Óxido de zinco (mineral não penetra na pele: fica à superfície, protegendo-a e refletindo os raios UV)
  • Óleo de coco orgânico
  • Cera Vegana (Euphorbia Cerifera Oil)
  • Aloe Vera orgânico
  • Óleos de semente de girassol orgânico
  • Óleo de amêndoa doce
  • Calêndula orgânica

 

O que não contém:

  • Oxibenzona
  • Avobenzona
  • Octilsalato
  • Octocrileno
  • Homosalato
  • Octinoxato

Estes ingredientes podem causar problemas de saúde, pois penetram na corrente sanguínea após algumas horas. Estes químicos persistem no sangue durante 7 dias e, devido ao uso excessivo, ultrapassam os limites  diários permitidos, até 40 vezes.

Sol de Ibiza é tão bom que até foi eleito como um dos 3 protectores solares mais amigos do planeta pela Cosmoprof, uma identidade que indica quais as tendências no ramo da cosmética. Todos os anos, centenas de produtos são escolhidos para representar várias categorias e o Sol de Ibiza foi um dos três eleitos para a categoria Green Sun.

Estes foram os critérios da escolha e a razão pela qual estamos mesmo satisfeitos com a escolha do Sol de Ibiza como o protector a ter este ano na nossa loja.

1° Proteger a nossa pele contra os raios UVA e UVB

2° Os ingredientes não podem estar ligados ao branqueamento dos corais

3° Ausência de ingredientes que sejam tóxicos para a nossa saúde

4° Não deixar marcas brancas no corpo

5° Ser "Bom para os Humanos, bom para o Planeta Terra."

E olhem aqui este vídeo sobre o que inspirou a criação do Sol de Ibiza-

Já conheciam? Qual é o vosso protector solar de eleição?

 

***
Este artigo faz parte do desafio "52 ideias para fazer menos lixo/desperdiçar menos, mudar o mundo", que é isso mesmo, um desafio. E como este desafio há muitos. Não pretendemos estar a inventar nada, mas também não estamos a copiar ninguém. As ideias aqui sugeridas, e a sua apresentação em 52 semanas, pretendem, isso sim, ser apresentadas como algo acessível e passível de ser feito facilmente por todas as pessoas. Isto porque acreditamos que os caminhos longos, como este de ter uma vida mais sustentável, são mais difíceis de iniciar. Mas, como todos os caminhos, fazem-se com um passo de cada vez.

Produtos Relacionados