# 16 Dar um toque especial às festas com os frascos de picles

# 16 Dar um toque especial às festas com os frascos de picles

É verdade que está um pouco na moda beber de frascos. A ideia de hoje vai apenas um pouco mais longe, sugerindo a reutilização de todas as formas possíveis dos frascos de vidro que normalmente se compram para abastecer a mercearia. Ora, para se ter frascos para reutilizar, há que seguir estes simples passos:

  1. Ao comprar artigos de mercearia em frasco, seja picles, massa de pimentão ou manteiga de amendoim, escolher frasco de vidro. Se possível, escolher frasco de vidro com tampa de metal: estes são mais polivalentes, já vão perceber porquê.
  2. Depois de gasto o conteúdo, lavar bem, retirar o autocolante o mais possível (deixar de modo, esfregar com fibra de côco e sabão para a loiça, utilizar um pouco de álcool nos autocolantes mais complicados) e guardar. Ora aqui se coloca um pequeno problema, facilmente ultrapassável se houver vontade: o espaço para guardar frascos vazios! O ideal será ter um lugar definido onde se guardam os frascos até serem necessários e em quantidade considerada razoável. Ter uma caixa onde os colocar pode ser uma boa estratégia: quando estiver cheia, está na hora de deixar de acumular e dar outro destino aos frascos.
  3. Reutilizar conforme a necessidade.

 

Simples, certo? Implica um pequeno compromisso, como tudo o que é lidar com coisas reutilizáveis. Mas vale a pena. Então, agora que já temos frascos, onde quando e como os reutilizar. Algumas ideias:

Frascos de iogurte dão excelentes copos para festas de crianças ou mesmo pequenas tacinhas de sobremesa.

Frascos pequenos com tampa são ideais para guardar especiarias compradas a granel.

Frascos entre 200 a 500 gramas de capacidade são os verdadeiros todo o terreno, bons para compotas e molhos feitos em casa. Para estes, deixo-vos abaixo o modo de esterilizar frascos para que o seu conteúdo se conservem durante mais tempo.

Frascos grandes são menos práticos para guardar, mas também são menos utilizados. Podem ser reutilizados em casa, por exemplo para guardar restos de comida (especialmente sopa), bebidas feitas em casa, iogurte caseiro ou para guardar mercearia, como arroz, massas, sementes, farinhas. Podem também ser encaminhados para produtores locais de mel por exemplo.

 

SOBRE A ESTERILIZAÇÃO

Esterilizar um frasco dá-nos a possibilidade de guardar na despensa durante muito tempo conteúdo feito em casa e que, de outra forma, não duraria tanto. Esta técnica permite ter molho de tomate caseiro vários meses depois da época do tomate. Melhor, está feito e pronto a utilizar, o que significa uma refeição rápida e, mesmo assim, caseira e saudável. Então, como fazer? Aqui fica a receita.

 

Material necessário:

Frascos de vidro com tampa de metal

Forno com grelha

Compota ou molho acabado de fazer

 

Como fazer:

Lavar bem os frascos e deixar secar.

Colocar os frascos abertos na grelha do forno virados para baixo, bem como as tampas, cerca de vinte minutos a 170 graus.

Retirar os frascos do forno com cuidado, pois estão bastante quentes, e encher com o conteúdo pretendido. Fechar.

Levar os frascos novamente ao forno durante cerca de 10 minutos a 100 graus. Quanto terminar o tempo, desligar o forno e deixar os frascos lá dentro até o forno arrefecer completamente. 

Ao abrir o frasco, a tampa deve fazer um estilinho, o que significa que ficou bem selado. Deve manter-se durante alguns meses.

***

Este artigo faz parte do desafio "52 ideias para fazer menos lixo/desperdiçar menos, mudar o mundo", que é isso mesmo, um desafio. E como este desafio há muitos. Não pretendemos estar a inventar nada, mas também não estamos a copiar ninguém. As ideias aqui sugeridas, e a sua apresentação em 52 semanas, pretendem, isso sim, ser apresentadas como algo acessível e passível de ser feito facilmente por todas as pessoas. Isto porque acreditamos que os caminhos longos, como este de ter uma vida mais sustentável, são mais difíceis de iniciar. Mas, como todos os caminhos, fazem-se com um passo de cada vez.

Editado pela última vez a 05.02.2020.



Produtos Relacionados