#12 Diminui o teu impacto à segunda feira, e aos outros dias também

#12 Diminui o teu impacto à segunda feira, e aos outros dias também

Em 2009, Paul Mccartney dava palco à preocupação crescente com as alterações climáticas e sugeria que, se cada pessoa passasse a ter um dia vegetariano por semana, esta mudança teria um impacto brutal no ambiente. Surgiram então as Segundas Sem Carne, um movimento de consciencialização sobre o impacto do consumo de carne.  Apesar de ainda haver muitas pessoas que não acreditam que o consumo de carne tem um elevado impacto ambiental, de acordo com um estudo feito pela revista Nature e citado pelo Jornal económico, “cada cidadão deveria, em média, reduzir 75% do seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco e comer metade da quantidade de ovos. Já o consumo de leguminosas deveria triplicar, enquanto o consumo de frutos secos e sementes deveria quadruplicar".

Segundo o Meatless Monday, um outro site dedicado a incentivar as Segundas Sem Carne, pelo menos, 19 boas razões para comer menos carne em 2020, que aqui resumimos assim:

Melhorias na saúde: redução do risco de doença cardiovascular, diabetes tipo II, ACV, estabilização de um peso saudável e melhoria da saúde dos rins.

Diminuição do impacto negativo da produção de gado: a produção de gado ocupa extensas áreas de floresta, utilizando 75% da terra para agricultura que existe no planeta; requer uso intensivo de água (a produção de 100 gramas de carne de vaca necessita de mais de 1500 litros de água, o suficiente para encher 6800 copos de água para beber), fertilizantes, pesticidas e combustíveis fósseis; é um factor dos mais importantes na poluição da terra e água; a vaca, porco e aves de capoeira emitem grandes quantidades de dióxido de carbono, metano e outros gazes que aumentam o efeito de estufa; tem um impacto negativo nas comunidades pequenas, sobretudo nos pequenos produtores rurais;  o estrume do gado contém uma variedade de agentes patogénicos, como e. Coli, hormonais de crescimento e antibióticos, fazendo com que os dejectos de animais contaminem a água para beber e os lençóis freáticos.

Encarar como uma oportunidade: para reunir família e amigos em torno de um objectivo (saudável) comum; aproveitar a facilidade de existe hoje em dia de encontrar produtos vegetais em supermercados, restaurantes e até cadeias de comida rápida que, por sua vez, facilitam a adoção da prática das segundas sem carne; e também explorar novos ingredientes, entre frutas, vegetais, leguminosas, cereais, frutos secos.

Para terminar, é bem provável que seja bem visével a poupança na conta da mercearia.

 

Para quem ainda acha que comer uma refeição vegetariana é comer salada, acompanhamento e ficar a pensar que falta qualquer coisa, uma pesquisa rápida leva-nos a receitas simples e deliciosas que põem qualquer inexperiente a cozinhar um irresistível prato vegetariano. Martilicious_food e alhofrances são dois bons exemplos de páginas onde podemos encontrar pratos vegetarianos muito interessantes e, na maior parte das vezes, mesmo deliciosos e fáceis e de cozinhar. Para quem prefere os livros, a Gabriela Oliveira tem um trabalho fantástico, com vários livros publicados que ensinam a fazer de forma muito fácil deliciosas receitas vegetarianas para o dia a dia e mesmo para bebés e crianças. 

Deixem nos comentários as vossas sugestões e receitas preferidas.

Sejam curiosos e bom apetite!

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Este artigo faz parte do desafio "52 ideias para fazer menos lixo/desperdiçar menos, mudar o mundo", que é isso mesmo, um desafio. E como este desafio há muitos. Não pretendemos estar a inventar nada, mas também não estamos a copiar ninguém. As ideias aqui sugeridas, e a sua apresentação em 52 semanas, pretendem, isso sim, ser apresentadas como algo acessível e passível de ser feito facilmente por todas as pessoas. Isto porque acreditamos que os caminhos longos, como este de ter uma vida mais sustentável, são mais difíceis de iniciar. Mas, como todos os caminhos, fazem-se com um passo de cada vez.

 

Créditos da imagem: Meat Free Mondays (https://www.meatfreemondays.com/)