#10 A mesa de Natal nunca foi tão bonita

#10 A mesa de Natal nunca foi tão bonita

Apesar do título, a mudança que propomos esta semana pode durar o ano todo; o Natal é apenas uma boa desculpa para a fazer já e tornar com isso a mesa de Natal muito mais consciente e amiga do planeta. No número 10 da nossa lista de 52 ideias para mudar o mundo: começar a usar guardanapos de pano.

 

Primeiro passo: decidir mudar

Segundo passo: procurar em casa ou na casa dos pais (muitas pessoas têm guardanapos de pano nas gavetas, nunca utilizados). Em alternativa, comprar. Sabendo que tão cedo não será preciso comprar novos, sugerimos apostar num algodão de qualidade.

Terceiro passo: começar a usar. Podem ser de cores diferentes para cada membro da família saber qual é o seu ou usar marcadores que facilmente se compram ou fazem em casa (por exemplo, com velhas argolas de cortinados reconvertidas, rolos de papel de cozinha vazios ou apenas fitinhas de pano como na imagem… a imaginação é o limite). Lavar quando necessário.

 

E pronto, mudança feita. Começar a usar guardanapos de pano tem várias vantagens:

  • a mesa fica mais bonita (ok, esta não é essencial, mas a beleza das coisas também é importante)
  • deixa de haver uma despesa mensal com guardanapos descartáveis
  • é menos uma coisa que estamos a comprar com frequência, o que não tem só impacto na nossa carteira, como na demanda de produção, na necessidade de papel, no invólucro de plástico que embala os guardanapos de papel, nos transportes envolvidos desde a produção ao supermercado e até às nossas casas
  • os guardanapos de pano representam uma parte pequena da máquina de lavar roupa, pelo que a sua manutenção acaba por ter um impacto residual em termos de consumo energético e de água
  • damos uso a objectos que estariam guardados nor armários sem uso ou com uso apenas poucas vezes durante o ano (nas ocasiões especiais)
  • produzimos menos lixo

 

Para quem ainda não está convencido, esta é uma boa altura para experimentar. Afinal, a mesa de Natal e a reunião da família provocam em muitas pessoas a vontade de inovar e dar asas à imaginação.